O melhor da música esta aqui
A sua melhor opção!
Vídeo - Luiz Gonzaga e Dominguinhos
Destacamos alguns músicos intérpretes do Baião para você curtir ou conhecer. Confira abaixo quem são eles.
Hermeto Pascoal
Dominguinhos
Destacamos dois shows completos do Youtube, com: "Dominguinhos - Ao Vivo em Nova Jerusalém" e "Hermeto Pascoal 1985". Assista.
A rabeca é apontada como o instrumento característico do Baião, dada a sua sonoridade, lembra o som da sanfona, que por sua vez seria mais identificado quando o ritmo se tornou conhecido nacional e internacionalmente. Juntos, os sons destes instrumentos são intercalados ao canto. A temática do baião é o cotidiano dos nordestinos e as dificuldades da vida, como na canção "Asa Branca" que fala do sofrimento do sertanejo em função da seca nordestina.
Foi na segunda metade da década de 1940 que o baião tornou-se popular, através dos músicos e radialista Luiz Gonzaga (conhecido como o “rei do baião”) e Humberto Teixeira (“o doutor do baião”), abrindo caminho para outros artistas que ficariam muito conhecidos como Sivuca e Carmélia Alves.
O baião ainda influenciaria o trabalho de muitos artistas contemporâneos, tendo renascido o interesse pelo gênero ainda na década de 1970 com o advento da "Tropicália" e como influência marcante nos trabalhos de músicos nordestinos desde então. (Fonte WIKIPÉDIA)
O Baião é um ritmo de dança popular da região Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado "baiano", de cujo nome é corruptela. O baião utiliza os seguintes instrumentos musicais: viola caipira, triângulo, flauta doce e acordeão (popularmente conhecido com sanfona).
Baião
Destaques
Shows
O objetivo desse site é levar ao nosso visitante/leitor um pouco da vasta cultura musical espalhada mundo a fora e em hipótese alguma apoiamos a pirataria, por isso não disponibilizamos nenhum conteúdo registrado para serem baixados. Os vídeos e shows estão disponíveis no site do YOUTUBE, apenas oferecemos ao nosso leitor o link para acessar tais recursos. Os textos foram editados e extraídos através de fontes seguras, cujas páginas possuem descrição das referidas fontes. Nossos agradecimentos aos colaboradores, aos sites YOUTUBE e WIKIPÉDIA que nos possibilitou enriquecer nosso conteúdo. Para críticas e sugestões entre em contato pelo e-mail: clahenryol@gmail.com, caso queira participar do site, nos envie sua sugestão, teremos o prazer lhe atender e até mesmo publicar, afinal esse espaço é para você leitor. Produzido em 2014/2015.
O site não tem fins lucrativos, caso queira contribuir para a manutenção do mesmo, acesse nossas publicidades distribuídas pelas páginas. Site desenvolvido por Cláudio Henrique Oliveira.