top of page

B. B. King - The Thrill Is Gone (Live at Montreux 1993)

Janis Joplin
Joe Cocker
Destacamos dois shows completos do Youtube de dois ícones do Blues Rock. São eles: "Joe Cocker - Across from Midnight Jour live" e "Janis Joplin - Special". Não perca.

Era um modo mais pessoal e melancólico de expressar seus sofrimentos, angústias e tristezas. A cena, que acabou por tornar-se típica nas plantações do delta do Mississippi, era a legião de negros, trabalhando de forma desgastante, sobre o embalo dos cantos, os "blues". (WIKIPÉDIA - A Enciclopédia Livre)

Com os escravos levados para a América do Norte no início do século XIX, a música africana se moldou no ambiente frio e doloroso da vida nas plantações de algodão. Porém o conceito de "blues" só se tornou conhecido após o término da Guerra Civil quando sua essência passou a ser como um meio de descrever o estado de espírito da população afro-americana. 

O Blues é uma forma musical vocal e/ou instrumental que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando notas da escala maior, utilizando sempre uma estrutura repetitiva. Suas letras, muitas vezes, incluíam sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ou formas de escapar dela.

Um dos momentos mais marcantes do blues foi a apresentação de Muddy Waters em Londres no início dos anos 50. Foi um marco, pois dali em diante o blues ganharia renome internacional e influenciaria o surgimento de novas vertentes musicais, especialmente o rock n' roll. Logicamente Chuck Berry é indiscutível como iniciador do modelo rock, porém sua origem é absoluta no blues, ainda mais na música de Waters. Mas foi o reconhecimento do blues na Inglaterra nos anos 50 que alavancaria o nascimento de uma revolução na história da música ocidental. E foi da fusão do blues, com essa nova vertente, o rock, que nasceria o gênero que marcaria em essência toda a nova geração de músicos que surgia no cenário mundial. Era o Blues Rock.

 

Bandas como Rolling Stones, Yardbirds e mais posteriormente Cream, Fleetwood Mac, Jeff Beck e Led Zeppelin teriam suas raízes totalmente fundadas no blues elétrico de Chicago. Talvez o grupo de maior importância no recém surgido cenário blues britânico tenha sido John Mayall and the Bluesbreakers, que além de ter grande influência no crescimento do blues dentro do país, foi a banda-alçapão de músicos que viriam a se tornar importantíssimos nesse cenário musical em ascensão, como Eric Clapton, que posteriormente viria a formar o Cream, Peter Green que sairia do grupo para ser líder e compositor do Fleetwood Mac, e Mick Taylor, que seria requisitado como guitarrista dos Rolling Stones. (Fonte WIKIPÉDIA - A Enciclopédia Livre)

The Allman Brothers Band
John Mayall, The Bluesbreakers
ZZ Top
The Guess Who
Jimi Hendrix
Joe Cocker (John Robert Cocker)
The Jimi Hendrix Experience
Janis Joplin (Janis Lyn Joplin)
The Animals
Ten Years After
Willie Dixon  (William James Dixon)
T-Bone Walker  (Aaron Joseph Walker)
Stevie Ray Vaughan
Son House
Robert Johnson
Muddy Waters (McKinley Morganfield)
Magic Slim (Morris Holt)
Little Walter
Koko Taylor
Junior Wells
Johnny Winter
John Lee Hooker
Howlin' Wolf
Freddie King
Etta James
Eric Clapton
Charley Patton
Buddy Guy
B.B. King
Albert King

John Mayall, The Bluesbreakers - Sensitive Kind

Bandas de Blues Rock catalogadas na Wikipédia... 

Blues Rock

O Blues e o Rock

Destaques

Shows

... e alguns ícones do Blues Rock.
Selecionamos alguns ícones do Puro Blues... 

O objetivo desse site é levar ao nosso visitante/leitor um pouco da vasta cultura musical espalhada mundo a fora e em hipótese alguma apoiamos a pirataria, por isso não disponibilizamos nenhum conteúdo registrado para serem baixados. Os vídeos e shows estão disponíveis no site do YOUTUBE, apenas oferecemos ao nosso leitor o link para acessar tais recursos. Os textos foram editados e extraídos através de fontes seguras, cujas páginas possuem descrição das referidas fontes. Nossos agradecimentos aos colaboradores, aos sites YOUTUBE e WIKIPÉDIA que nos possibilitou enriquecer nosso conteúdo. Para críticas e sugestões entre em contato pelo e-mail: clahenryol@gmail.com, caso queira participar do site, nos envie sua sugestão, teremos o prazer lhe atender e até mesmo publicar, afinal esse espaço é para você leitor. Produzido em 2014/2015.

O site não tem fins lucrativos, caso queira contribuir para a manutenção do mesmo, acesse nossas publicidades distribuídas pelas páginas. Site desenvolvido por Cláudio Henrique Oliveira. 

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page

OVERVIEW

bottom of page